Linha do Tempo

2000

A Organização das Nações Unidas conclama a comunidade empresarial a aderir ao Pacto Global.

2002

Case Western Reserve University estimula a criação do BAWB, que propõe uma profunda revisão na educação superior – especialmente das Escolas de Negócios, visando o desenvolvimento sustentável.

2003

Realizado em Curitiba, o BAWB foca o tema ‘Liderança para a Vida e Prosperidade Sustentável’, voltado para a discussão do papel social dos homens de negócios como agentes de transformação do mundo. O evento reúne 560 pessoas e tem como destaque Programas da Itaipu Binacional, O Boticário, O Pacto de Cooperação do Ceará, PORMADE, entre outros.

2004

Acontece o segundo BAWB com o tema ‘Alianças de Prosperidade em Benefício do Mundo’, voltado à promoção de diálogos sobre iniciativas que geram prosperidade em diversas comunidades por meio de ações responsáveis nos âmbitos econômico, social e ambiental.

Une cerca de 600 participantes e tem como resultado o Programa Construindo e Educando (Indústrias Votorantim em parceria com Rotary Internacional, Sesi e Sinduscom) e COPEL.

2005

‘Empresas que Desenvolvem Regiões, Nações e o Globo’ é o tema do BAWB no qual são apresentadas histórias de empresas que, por sua atuação, geram lucro promovendo o desenvolvimento sustentável – tornando-se fonte de inspiração para outras iniciativas. O evento contou com 850 pessoas e destacou os Programas da Fundação Orsa, Itaipu Binacional, Odebrecht, WEG, Coca-Cola, Fundação Avina, entre outras.

2006

‘Cooperação Regional para o Desenvolvimento Sustentável’ pautou a quarta edição do BAWB em Curitiba, com 550 participantes.

Nela foram apresentados casos de sucesso com novos modelos de fazer negócios, destacando a possibilidade das organizações atuarem como agentes socialmente responsáveis na construção de um futuro sustentável.

Nesse ano, a Case Western Reserve University instalou-se no Global Forum em parceria com a Academy of Management, que congrega cerca de 19.000 professores de administração oriundos de 90 países e aproximadamente 400 empresas mobilizadas pela United Nations Global Compact.

2007

O BAWB tem lugar em Vitória (ES) e sua temática é ‘Conectando Regiões a Caminho da Sustentabilidade’. O evento conta com 600 pessoas e dele surgem 44 cases, com destaque para os projetos da Rede Globo de Televisão, Cozinha Brasil, Suzano Celulose e Papel, Ampla – Projetos Sociais, Petrobras.

No mesmo ano, a convocação do Pacto Global da ONU ganha força e conta com a participação efetiva de mais de 3.000 empresas de 100 países, cerca de 700 organizações da sociedade civil, organizações trabalhistas e instituições acadêmicas.

2008

A FIEP, em parceria com a EAESP/FGV, por meio da UNINDUS, realiza a Conferência para a América Latina (BAWB-GFAL) com o tema ‘Empresas, Universidades e Sociedade num Mundo Sustentável’. A parceria possibilita ainda a realização de um Congresso Acadêmico com artigos de relevância, além da reflexão compartilhada, junto a estudantes da América Latina, quanto às formas de proporcionar instrumentos promotores da sustentabilidade.

Em julho, um novo evento chamado Call for Action acontece em Curitiba.

No mesmo ano, em novembro, acontece o Call for Action em São Paulo, abordando ‘Negócios, Universidades e Sociedade num Mundo Sustentável’.

2009

Global Forum Nordeste é realizado em abril, na Paraíba, com o diálogo ‘Colaboração Empresarial e Acadêmica por um Ecossistema Sustentável: Diálogo, Interação e Conscientização’.

Em maio, o Forum acontece em Belém (PA) com o tema ‘Como a Sustentabilidade Agrega Valor aos Negócios’.

Em outubro a Case Western Reserve University realiza uma conferência GFAL que objetiva unir líderes de negócios e educadores, em busca de formas de negócio rentáveis e bem-sucedidas na resolução das mais prementes necessidades sociais.

Um mês depois, em Curitiba, o BAWB-GFAL trabalha o tema ‘Inovar e Educar para um Futuro Sustentável’.

Entre os dias 09 e 11 de novembro é a vez de Cuiabá realizar a Conferência GFAL, a partir de ‘Como a Sustentabilidade Agrega Valor aos Negócios na Região que Alimenta o Mundo’.

Anúncios