Design Thinking: os mitos em negócios

Mito 1: Toda pessoa criativa é um Design Thinker.

Então você é criativo, mas não significa que você está equipado para lidar com metodologias de projeto e treinado para ser um pensador criativo em Design e, ainda assim, pode não ser capaz de aplicá-los efetivamente em decisões empresariais. Design Thinkers são capazes de imaginar o mundo a partir de múltiplas perspectivas (uma pessoa criativa se vê como o centro do universo), os interesses dos clientes, usuários finais e clientes. Através de uma abordagem primeiramente humanística, Design Thinkers podem imaginar soluções que são intrinsecamente desejáveis e satisfazer as necessidades explícitas ou latentes. Eu não sei como rotular quem é um “Design Thinker“. Acredito que sei um quando vejo um.

Mito 2: O Design Thinking pode substituir o Planejamento Estratégico e os designers podem ser bons gestores.

O Design Thinking pode ajudar as empresas a serem mais inovadoras e mais centradas no cliente, mas não se iguala ao Planejamento Estratégico. A idéia é usar o Design Thinking para pontencializar o seu Planejamento Estratégico. E não, designers geralmente não são bons gerentes, são exatamente o oposto.

Mito 3: Há um valor em aprender as melhores práticas em Design Thinking.

Para muitos consultores, é muito fácil vender as melhores práticas em Design Thinking: “olha o que a Apple está fazendo. E você, pode fazer isso também?”. Eu não sei se a Apple sabe o que é Design Thinking, embora eles o pratiquem muito bem. Durante décadas, a esperança e o objetivo dos gestores tem sido que, estudando e adotando as práticas das organizações consideradas as melhores em determinadas áreas (ou seja, Design Thinking e Inovação) eles terão o mesmo sucesso proporcional. Na verdade, historicamente essa ação tem gerado pouco resultado. No mundo do Design Thinking e Inovação, há pouca valorização das “melhores” práticas – e sim das “próximas” práticas. A não ser para as empresas que têm escrito livros sobre isso e vendido as teorias “de ontem”.

Mito 4: As suas empresas parceiras de Pesquisa de Mercado podem promover insights para apoiar o Design Thinking.

Isso não é geralmente o caso, e na verdade quase nunca é. A maioria dessas empresas surgiu com um nome bonito para as suas metodologias de pesquisa, mas na verdade são os mesmos modelos de sempre. A maioria não sabe o que é Design Thinking, mas se animam em enviar alguns jovens de 20 anos com uma câmera Canon na mão e lhes dão a etnografia. Mas é fotografias, quadros, o que estão dando a você – não etnografia. Você percebe que as duas coisas são totalmente diferentes.

Mito 5: Design Thinking é para gerentes seniores, uma vez que têm uma maior responsabilidade para a tomada de decisões importantes.

Quanto mais alto você chega, mais as coisas tornam-se menos preto e branco. Você precisa lidar com muitos dilemas gerenciais. Os gerentes seniores têm, frequentemente, muito menos liberdade para agir sozinho e eles têm que lidar com um ambiente político mais complicado. Têm muito mais o papel de empurrar, e menos liberdade. Design Thinking pode ser útil para a organização como uma forma de desenvolver a visualização de novas possibilidades, a prática da prototipagem, de refinamento e facilitar a tomada de decisão coletiva – que é, muitas vezes, um processo doloroso. Portanto, é um analgésico que pode ser bom não apenas para gerentes seniores e tomadores de decisão.

 

* Idris Mootee é o presidente da Couture idea, uma empresa de Experience Design e Inovação Estratégica. Ele é o autor de quatro livros, dezenas de artigos publicados, e um orador freqüente em conferências para executivos.

Fonte: http://www.business-strategy-innovation.com/

Anúncios

Sobre globalforumal

Global Forum América Latina é um movimento de inovação criativa para a cooperação entre universidades, empresas, poder público e sociedade com foco na sustentabilidade.
Esse post foi publicado em BAWB Global Forum AL e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s