Uma série de pequenas inovações incrementais ou uma grande descoberta?

Como poderemos verificar o que trará mais vantagens à organização? Uma série de pequenas inovações incrementais ou uma grande descoberta?

Sabemos que nos últimos anos, a inovação aberta se tornou cada vez mais importante, apesar de ainda haver uma boa dose de receios, preconceitos e até orientações políticas adversas.

Mas também temos consciência que os objetivos de uma organização podem encaixar-se melhor em propósitos com significado pelo fato de os parceiros externos estarem mais próximos dos utilizadores ou consumidores.

A inovação aberta permite que as empresas sejam capazes de responder de forma rápida e flexível, adaptando-se, às mudanças no ambiente e respondendo melhor às necessidades reais dos consumidores ou utilizadores.

Ainda existe ainda uma ambiente dentro das organizações que não facilita o desenvolvimento de novas iniciativas. A definição de objectivos e estabelecimento de metas em inovação, é favorável à dinamização de novas práticas de gestão, pois empurra as lideranças para novos desafios.

A inovação baseia-se em muitas fontes de ideias e elas não estão concentradas dentro das organizações.

Será importante que as finalidades de uma prática de gestão em inovação comportem a sustentabilidade?

Acredito que as organizações cuja finalidade é apenas criar valor accionista ou maximizar os lucros não sustentam a inovação. Eu também suspeito que os diferentes tipos e tamanhos de organização precisa diferentes expressões de efeito. Há exemplos de inovação sustentada sem propósito? Tim Brown

Fonte: http://www.josebaldaia.com/intuinovare/

Anúncios

Sobre globalforumal

Global Forum América Latina é um movimento de inovação criativa para a cooperação entre universidades, empresas, poder público e sociedade com foco na sustentabilidade.
Esse post foi publicado em BAWB Global Forum AL e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s