A sustentabilidade está no ciclo de gestão das empresas como crença ou como conveniência?

Estudo organizado pela DOM Strategy Partners mostra que a maior parte das empresas adota o foco na sustentabilidade em função das pressões externas e para sobrevivência, não por convicção.

A sustentabilidade é um dos assuntos mais comentados do momento. A mídia aborda de forma incessante, a sociedade se mobiliza para cobrar posturas e atitudes de órgãos públicos e de empresas, escolas e universidades aumentam o grau de discussão sobre o assunto.

Muitas empresas, nos dias atuais, se autodenominam voltadas para o desenvolvimento sustentável ou enfatizam uma atuação com foco na sustentabilidade.

Mas será que esse movimento vem ocorrendo porque as empresas realmente acreditam em uma atuação sustentável, ou porque as pressões externas, da sociedade e do mercado, exigem uma posição a favor da sustentabilidade?

Para abordar essa importante encruzilhada, a Estação de Conhecimento Sustentabilidade em Foco, da HSM Management 2010, recebeu a visita de Daniel Domeneghetti, CEO da  consultoria DOM Strategy Partners, presidente do Instituto Titãs do Conhecimento e comanager da InVentures Participações.

Daniel apresentou o estudo “O Valor Sustentável – A Gestão da Sustentabilidade nas Empresas”, conduzido pela DOM Strategy Partners.

O Estudo incluiu 22 das 100 maiores empresas brasileiras.

Segundo Daniel, a sustentabilidade no Brasil virou um “tema de moda” e está presente na estratégia das empresas. “Do ponto de vista de gestão, é um tema que é irreversível”.

Como principais destaques do estudo, Daniel aponta:

– A sustentabilidade hoje é um fator de competitividade essencial.

– Para as empresas, há importantes fatores externos de pressão a favor da sustentabilidade, como:
. Globalização
. Movimentação da concorrência
. Surgimento de novas demandas
. Pressão de consumidores/clientes, mídia, redes sociais e cadeia de valor.

– A sustentabilidade está sendo incorporada nos modelos de negócios, na gestão, nas operações, na produção e no uso de recursos por parte das empresas.

– A sustentabilidade está também em áreas como Governança Corporativa, Investimentos Racionais, Comunicação.

– O ciclo de pressões externas obriga a empresa a mudar. Muitas empresas passaram a adotar a sustentabilidade porque tinham que adotar, em virtude dessas pressões externas. “Poucas empresas construíram o caminho de dentro para fora. A maioria não escolheu a sustentabilidade por convicção, simplesmente teve que aderir. Não há bom mocismo”, ressalta Daniel.

Os principais desafios da sustentabilidade hoje são:

1) Educação dos consumidores e/ou usuários (engloba ações de comunicação, relacionamento, colaboração multiformato).

2) Oferta / garantia de serviços sustentáveis.

3) Coconstrução de cadeias sustentáveis.

4) Gestão sustentável na prática (foco, temas, estratégias, liderança, accountability).

E quais são os principais erros corporativos em sustentabilidade empresarial?

1) O problema do core-business. “Faz parte do meu negócio”?

2) Ausência de realismo (causa X capacidade operacional).

3) Inconsistência de priorização (empresa não avalia a materialidade).

4) O viés unidimensional (“verdismo, socialismo e economismo”).

5) Baixa percepção do impacto sistêmico no entorno.

6) Inconsistência de governança.

7) Mensuração inexistente.

8)Comunicação oportunista ou ineficiente.

9) Visão e Valores dispersos e desalinhados.

10) Miopia de inserção nos negócios (principalmente para grandes holdings).

“O Brasil é o país do presente, não do futuro, o que não é sustentável. Estamos ‘involuindo’ em competitividade, embora estejamos crescendo. Falta planejamento estratégico”, resume Daniel.

Fonte : HSM

 
Anúncios

Sobre globalforumal

Global Forum América Latina é um movimento de inovação criativa para a cooperação entre universidades, empresas, poder público e sociedade com foco na sustentabilidade.
Esse post foi publicado em BAWB Global Forum AL e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s