Desvendando o dia a dia da gestão : a crise

“Se você sempre fizer o que sempre fez, você sempre terá o que sempre teve. E assim vai um velho ditado. E assim vai a economia americana. A solução se tornou o problema. Os americanos estavam recebendo de seu governo o que eles receberam de suas empresas. As empresas automobilísticas entraram em crise por causa de suas perspectivas de curto prazo e o que deveria durar tornou-se um colapso. O que parecia ser uma crise financeira ou econômica  era no fundo  uma crise de gestão.”

É o que diz Henry Mintzberg sobre a recessão americana  em entrevista realizada pela Globe and Mail .  Para ele a crise americana foi causada por problemas no modo de fazer gestão.

Em estudos feitos com gestores britânicos, Mintzberg verificou que os gestores de diferentes setores  não eram exatamente modelos de eficiência.  E para que a gestão seja eficiente é preciso que o gestor seja um bom ouvinte e use princípios focados mais na análise do que na síntese quando se fala em questões de crises.

Para conferir a entrevista completa de Henry sobre a “A Crise da gestão” clique aqui .

Sobre globalforumal

Global Forum América Latina é um movimento de inovação criativa para a cooperação entre universidades, empresas, poder público e sociedade com foco na sustentabilidade.
Esse post foi publicado em BAWB Global Forum AL. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s